Agradecimentos

 


Nota de agradecimentos


Estimados(as) colegas,

A comissão organizadora do I Congresso Internacional Online de Educação Profissional, Territórios e Resistências - I CIEPTER agradece a todos(as) os(as) participantes que se juntaram a nós nesses 10 dias de reflexões sobre os processos educativos na educação profissional e tecnológica, nos territórios de vida e de resistências, tendo o pensamento de Paulo Freire como suleador de nossa práxis.

A adoção desse formato online esteve relacionada a tentativa de oportunizar a troca de experiências, principalmente, entre os(as) educadores(as) envolvidos(as) com a educação profissional e com os processos formativos de trabalhadores do campo e da cidade numa perspectiva dialógica-problematizadora e popular nos diferentes cantos do Brasil e da América Latina e Caribe.

Como dissemos na proposição da construção dos relatos, interessávamos pela abordagem crítico-reflexiva daquilo que conseguimos construir e acumular de aprendizagens a partir das práticas na EPT, o que temos feito, como, em quais espaços e com quais sujeitos. Portanto, o CIEPTER foi pensado como espaço de diálogo, de inspiração, de esperançar e renovar a práxis à medida que também nos reinventamos enquanto educadores, pesquisadores e sujeitos no e com o mundo. Acreditamos que as próximas edições ampliarão e promoverão ainda mais outras trocas de experiências e outros diálogos entre educadores, educadoras, discentes e movimentos sociais do campo e da cidade.

Por fim, reiteramos nossos agradecimentos

 

·        aos(as) leitores(as) e comunicadores(as);

·        aos professores e professoras conferencistas: José Manuel Burgoa (Bolívia), Emma Martínez (México), Álvaro Varón (Colômbia), Ibrahim León (Cuba), Aurélio Carvalho, Fábio Vieira, Márcio Harrison, Bruno Botelho, Cristina Vergutz, Silvia Manfredi, Diego Chabalgoity, Neyla dos Santos, Patrícia Zutião, Eliane Mahl, Maria F. Alencar, Elisa Ramos, Maria A. Melo, Ágida dos Santos, Geusa Pereira, José Raimundo Lima, Márcio Lopes, Almerico Lima, Jucimar dos Santos, Eymard Vasconcelos e Roberto Malvezzi (Gogó).

·        aos colegas que participaram da comissão científica;

·        aos parceiros institucionais:

o   Centro Paulo Freire: estudos e pesquisas; 

o   COMPAS - Bolívia

o   Red Glocal

o   Red Latinoamericana por la Defesa del Patrimonio Biocultural

·        aos estudantes e professores(as) do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do IF Baiano Campus Serrinha que contribuíram com a organização;

·        a Leandro Damasceno (Diretor Geral), Cassiana Mendes (Diretora Acadêmica), Tatiana do Vale (Coordenadora de Extensão) e Letícia Fernandes (Coordenadora de Pesquisa) do IF Baiano campus Serrinha;

E aos colegas/amigos da Comissão Organizadora que tornaram este evento uma realidade, em especial, ao prof. Avelar Mutim, Ivna Herbênia, Erasto Gama, Simone Teles (minha gratidão eterna), Antonio José, Ágida dos Santos, Mônica Carmo, Davi Costa, Gleice Miranda, Márcio Harrison e Aurélio Carvalho. 

 

Abraço fraterno!


Heron Souza

 

 

"A esperança é necessidade ontológica. [...] Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja e titubeia. Precisamos da esperança crítica, como o peixe necessita da água despoluída". 

(FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2015, p. 14-15).

6 comentários:

Antonio José de Souza disse...

Foi um evento lindo!!!
Parabéns!

Marcio Harrison disse...

Foi tudo muito especial e produtivo. Agradeço pela oportunidade de colaborar e pela rica partilha e intercâmbio. Parabéns!

Aurélio Carvalho disse...

Perfeito. Muito bom estar com gente comprometida de saberes e conhecimentos para transformar a realidade. Bom estar com todos vocês. Paulo Freire sempre nos inspira e ilumina! Amar, conhecer, resistir e transformar! Grande abraço a todos companheiros daqui e de roda América Latina.

Bruno Sobral Barrozo disse...

Que saudades... Foi sem duvida o melhor evento que participei neste período pandêmico em que vivemos. Ansioso pela próxima edição!

LÍLIA REZENDE DOS SANTOS disse...

Que evento riquíssimo!!! Um dos congressos mais sensacionais que participei. Obrigada pelas valiosas contribuições! Me sinalizem o próximo (rs). Saudações!

Comissão Organizadora disse...

Obrigado, queridxs, pela participação!
Bruno e Lília, ficamos felizes por terem gostado e aguardamos vocês no II CIEPTER. Avisaremos!
Saudações.

Postar um comentário