Apresentação

Presentación



O congresso online é um evento gratuito de caráter científico, a distância, que busca fomentar o diálogo entre educadores e sujeitos diretamente envolvidos com a Educação Profissional no Brasil e no mundo, especificamente sobre as experiências, práticas, desafios e estratégias que caracterizam os territórios de resistência na construção de um projeto emancipador de educação para o trabalho, calcado na perspectiva crítica, dialógica, problematizadora. Entendendo a "politicidade" da educação e seu caráter de não neutralidade. 

As experiências do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes / IFBAIANO e o desenvolvimento do estágio pós-doutoral no Programa de Educação e Contemporaneidade - PPGEduC na Universidade do Estado da Bahia motivaram a concepção deste congresso.

Público:
Professores, outros profissionais da educação e estudantes das Escolas de Educação Profissional das redes estaduais, Institutos Federais e Escolas Famílias Agrícolas.

Profissionais de Organizações Sociais, Instituições Públicas e Universidades que desenvolvam trabalhos  em parceria com escolas de educação profissional no âmbito do ensino, pesquisa e/ou extensão. 


Datas
O congresso será realizado no período de 21 a 30 de setembro de 2020.


Como funciona?

O congresso será totalmente online e terá a seguinte dinâmica:

Grupos de Diálogo – Cada inscrito no Congresso poderá submeter relato de experiência aos Grupos de Diálogo - GD. O trabalho avaliado e aprovado pelo(a) moderador(a) responsável pelo GD será disponibilizado no formato de texto para leitura dos outros participantes no período do evento e a interação se dará por comentários – perguntas dos leitores; respostas dos comunicadores (autores dos relatos); e os moderadores irão provocar a interação, quando necessário. É uma estratégia similar aos chamados fóruns de discussão do Moodle.

Conferências – Serão disponibilizados vídeos com a exposição de temática específica por pesquisador convidado. Durante o evento os participantes poderão assistir os vídeos e interagir com os conferencistas através do serviço de postagem de comentários. 

Deste modo, a intenção é potencializar a interação dos participantes no estilo de fórum de discussão.  

Reforça-se que nos Grupos de Diálogos todos os participantes poderão dialogar sobre as experiências e práticas na Educação Profissional refletindo sobre o que tem sido feito, como tem sido feito, sob quais propósitos e possibilidades concretas, o que foi possível aprender desses processos vividos. Portanto, buscar-se-á interpretações críticas das experiências, à medida que se espera compartilhar inquietações, problematizações, sonhos possíveis e, consequentemente, fortalecer a resistência e a luta pelo direito à educação.  (As regras e orientações de participação encontram-se na página de inscrição).