Submissão de Relato

Envío de Relato


NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA:

O relato de experiência é aqui compreendido como o exercício de pensar criticamente sobre a prática educativa realizada na experiência com o ensino, pesquisa e extensão. É a interpretação crítica do  processo educativo vivido: concepção - o porquê, o para quê, onde, com quem, valores que se deseja construir, teoria, conceitos; execução - o como, o que foi feito, onde, atores envolvidos; experimentação - desafios enfrentados, que expectativas iniciais foram superadas, aprendizagens, saberes construídos e compartilhados, fatores que interferiram no processo e  possíveis relações entre eles, o que o processo ensinou para outras práticas. O vivido refletiu o pretendido/concebido ou deste se distanciou?

PERÍODO DE SUBMISSÃO: prorrogado até dia 13 de setembro de 2020.

AUTORES: O relato de experiência poderá ter até 5 (cinco) autores.

SUBMISSÃO AO GRUPO DE DIÁLOGO - GD:

Cada participante poderá fazer parte de até 3 relatos de experiência, sendo apenas 1 (Um) como primeiro autor. Os relatos deverão ser submetidos para diferentes GDs.

Enviar os relatos de experiência para o e-mail lapprudes.ifbaiano@gmail.com por um dos comunicadores/autores.

Colocar no assunto do e-mail a indicação do GD, o título e o autor principal. Exemplo: GD2_Título do Relato_Autor Principal 

IDIOMAS: português ou espanhol.

AVALIAÇÃO:

Os relatos serão avaliados pelos moderadores do Grupo de Diálogo específico ou por parecerista Ad hoc. Serão considerados os seguintes aspectos na avaliação: atender as orientações sobre como elaborar o relato; revisão linguística do texto; análise crítico-interpretativa dos aspectos descritos da experiência; estabelecer relação com conceitos e teoria; clareza textual; articulação entre o delineamento do relato e de sua temática com a proposta do grupo de diálogo; a contribuição das reflexões sobre o processo vivido para a potencialização de práticas educativas emancipadoras na educação profissional e tecnológica; e o fortalecimento da relação entre as instituições de ensino, as comunidades, organizações e movimentos sociais.

RECOMENDAÇÕES:

Evitar a pura descrição; revisar os aspectos linguísticos do texto; atender as orientações do parecerista para a revisão do trabalho, se for solicitado; fazer reflexões críticas sobre o processo vivido e relatado; evitar o uso de citações diretas com mais de 3 linhas.

APROVAÇÃO DO RELATO:

Os trabalhos que não necessitarem de nenhum tipo de revisão serão APROVADOS.

Para os casos de "aprovação com restrição", os trabalhos serão devolvidos e os autores terão o prazo de 10 dias para realizarem as alterações ou apresentar justificativa devidamente embasada. Após nova avaliação dos pareceristas, será emitido o resultado final.

Os pareceres sobre os relatos serão emitidos em fluxo contínuo, considerando a demanda e o prazo final de submissão. Os autores serão devidamente informados por e-mail.

Os trabalhos aprovados serão disponibilizados aos leitores inscritos a partir do dia 15 de setembro, seis dias antes do início do evento, porém o fórum de discussão só será liberado na data de início do evento.

ANAIS:

Todos os trabalhos aprovados, e cujos autores/comunicadores participem efetivamente, serão publicados na Revista Cadernos Macambira. 

Após o evento os moderadores dos GDs poderão solicitar a incorporação de todos ou alguns comentários ao texto (na forma de complemento) e estes poderão servir para orientar, quando cabível, a revisão/incremento de algum aspecto do texto para a versão final a ser publicada nos ANAIS do I CIEPTER na Revista Cadernos Macambira.

 

NORMAS PARA FORMATAÇÃO

Fonte Times New Roman.

Tamanho da fonte 12 para todo o texto, incluindo título, subtítulo e tópicos.

Palavras estrangeiras e títulos de obras deverão ser escritos em itálico.

Espaçamento entre linhas de 1,5; todas as margens da página com 2 cm.

Para a chamada de autor no texto, utilizar o sistema AUTOR, data.

Citações com até 3 linhas: conter aspas e referenciar.

Citações com mais de 3 linhas: sem aspas; recuo de 4 cm da margem esquerda; espaçamento simples; fonte tamanho 10. (Recomenda-se evitar o uso deste tipo de citação no relato; priorizar citações diretas com até três linhas).

Podem ser utilizadas figuras e imagens, principalmente, mapas cognitivos que contribuam para a síntese de informações; desde que apresentem no mínimo 300 dpi de resolução (recomendado).

As notas devem ser evitadas. Caso seja extremamente necessário, colocar como notas de fim de texto. Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) também serão mencionados no final do texto.

Os relatos deverão ter de 4 a 8 páginas, sem contar com as referências. 

 

 

ORIENTAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA DO RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Título

Grupo de Diálogo: logo abaixo do título.

Autores: Abaixo da indicação do GD, informar nome completo, instituição de vínculo e e-mail.

Introdução:

a) informar o que será relatado e os objetivos pretendidos com o relato; e
b) caracterizar a concepção do processo educativo vivido (o porquê, o para quê, onde, com quem, valores que se desejou construir, teoria, conceitos).

Desenvolvimento:

a) explicitar a dimensão metodológica do processo vivido (o como), o que foi feito, onde, atores envolvidos; e

b) interpretar criticamente os desafios enfrentados, refletir sobre as expectativas iniciais e se foram superadas, aprendizagens, saberes construídos e compartilhados, fatores que interferiram no processo e  possíveis relações entre eles, o que o processo ensinou para outras práticas, discutir se o vivido refletiu o pretendido/concebido ou deste se distanciou. As discussões deverão estar fundamentadas em aporte teórico pertinente.

Considerações finais: retomar os objetivos pretendidos com o relato, apresentar uma síntese dos resultados e sinalizar como o relato apresentado pode contribuir para as práticas educativas na educação profissional e tecnológica numa perspectiva emancipadora, libertadora.

Referências: conforme normas vigentes da ABNT.