NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DO RELATO DE
EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA:
O relato de experiência é aqui compreendido como o
exercício de pensar criticamente sobre a prática educativa realizada na
experiência com o ensino, pesquisa e extensão. É a interpretação crítica
do processo educativo vivido: concepção - o porquê,
o para quê, onde, com quem, valores que se deseja construir, teoria,
conceitos; execução - o como, o que foi feito, onde, atores
envolvidos; experimentação - desafios enfrentados, que
expectativas iniciais foram superadas, aprendizagens, saberes construídos e compartilhados,
fatores que interferiram no processo e possíveis relações entre
eles, o que o processo ensinou para outras práticas. O vivido refletiu o
pretendido/concebido ou deste se distanciou?
PERÍODO DE SUBMISSÃO: prorrogado até dia 13 de setembro de 2020.
AUTORES: O relato de experiência poderá ter até
5 (cinco) autores.
SUBMISSÃO AO GRUPO DE DIÁLOGO - GD:
Cada participante poderá fazer parte de até 3
relatos de experiência, sendo apenas 1 (Um) como primeiro autor. Os relatos
deverão ser submetidos para diferentes GDs.
Enviar os relatos de experiência para o
e-mail lapprudes.ifbaiano@gmail.com por um dos
comunicadores/autores.
Colocar no assunto do e-mail a
indicação do GD, o título e o autor principal. Exemplo: GD2_Título
do Relato_Autor Principal
IDIOMAS: português ou espanhol.
AVALIAÇÃO:
Os relatos serão avaliados pelos moderadores do
Grupo de Diálogo específico ou por parecerista Ad hoc. Serão considerados os
seguintes aspectos na avaliação: atender as orientações sobre como elaborar o
relato; revisão linguística do texto; análise crítico-interpretativa dos
aspectos descritos da experiência; estabelecer relação com conceitos e teoria;
clareza textual; articulação entre o delineamento do relato e de sua temática
com a proposta do grupo de diálogo; a contribuição das reflexões sobre o
processo vivido para a potencialização de práticas educativas emancipadoras na
educação profissional e tecnológica; e o fortalecimento da relação entre as
instituições de ensino, as comunidades, organizações e movimentos sociais.
RECOMENDAÇÕES:
Evitar a pura descrição; revisar os aspectos
linguísticos do texto; atender as orientações do parecerista para a revisão do
trabalho, se for solicitado; fazer reflexões críticas sobre o processo vivido e
relatado; evitar o uso de citações diretas com mais de 3 linhas.
APROVAÇÃO DO RELATO:
Os trabalhos que não necessitarem de nenhum tipo de
revisão serão APROVADOS.
Para os casos de "aprovação com
restrição", os trabalhos serão devolvidos e os autores terão o prazo de 10
dias para realizarem as alterações ou apresentar justificativa devidamente
embasada. Após nova avaliação dos pareceristas, será emitido o resultado final.
Os pareceres sobre os relatos serão emitidos em
fluxo contínuo, considerando a demanda e o prazo final de submissão. Os autores
serão devidamente informados por e-mail.
Os trabalhos aprovados serão disponibilizados aos
leitores inscritos a partir do dia 15 de setembro, seis dias antes do início do
evento, porém o fórum de discussão só será liberado na data de início do
evento.
ANAIS:
Todos os trabalhos aprovados, e cujos
autores/comunicadores participem efetivamente, serão publicados na Revista
Cadernos Macambira.
Após o evento os moderadores dos GDs poderão
solicitar a incorporação de todos ou alguns comentários ao texto (na forma de
complemento) e estes poderão servir para orientar, quando cabível, a
revisão/incremento de algum aspecto do texto para a versão final a ser
publicada nos ANAIS do I CIEPTER na Revista Cadernos Macambira.
NORMAS PARA FORMATAÇÃO
Fonte Times New Roman.
Tamanho da fonte 12 para todo o texto, incluindo título, subtítulo
e tópicos.
Palavras estrangeiras e títulos de obras deverão
ser escritos em itálico.
Espaçamento entre linhas de
1,5; todas as margens da página com 2 cm.
Para a chamada de autor no texto, utilizar o sistema AUTOR, data.
Citações com até 3 linhas: conter aspas e
referenciar.
Citações com mais de 3 linhas: sem aspas; recuo de 4 cm da margem
esquerda; espaçamento simples; fonte tamanho 10. (Recomenda-se evitar o uso
deste tipo de citação no relato; priorizar citações diretas com até três
linhas).
Podem ser utilizadas figuras e imagens, principalmente, mapas cognitivos
que contribuam para a síntese de informações; desde que apresentem no
mínimo 300 dpi de resolução (recomendado).
As notas devem ser evitadas. Caso seja extremamente necessário, colocar
como notas de fim de texto. Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s)
autor(es) também serão mencionados no final do texto.
Os relatos deverão ter de 4 a 8 páginas, sem contar com as referências.
ORIENTAÇÕES SOBRE A ESTRUTURA DO RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Título
Grupo de Diálogo: logo abaixo do título.
Autores: Abaixo da indicação do GD, informar nome
completo, instituição de vínculo e e-mail.
Introdução:
a) informar o que será relatado e os objetivos
pretendidos com o relato; e
b) caracterizar a concepção do processo educativo vivido (o porquê, o para quê,
onde, com quem, valores que se desejou construir, teoria, conceitos).
Desenvolvimento:
a) explicitar a dimensão metodológica do processo
vivido (o como), o que foi feito, onde, atores envolvidos; e
b) interpretar criticamente os desafios
enfrentados, refletir sobre as expectativas iniciais e se foram superadas,
aprendizagens, saberes construídos e compartilhados, fatores que interferiram
no processo e possíveis relações entre eles, o que o processo
ensinou para outras práticas, discutir se o vivido refletiu o
pretendido/concebido ou deste se distanciou. As discussões deverão estar
fundamentadas em aporte teórico pertinente.
Considerações finais: retomar os objetivos pretendidos com
o relato, apresentar uma síntese dos resultados e sinalizar como o relato
apresentado pode contribuir para as práticas educativas na educação
profissional e tecnológica numa perspectiva emancipadora, libertadora.
Referências: conforme normas vigentes da ABNT.