Cada
inscrito no Congresso poderá submeter relato de experiência aos Grupos de
Diálogo - GD. O trabalho avaliado e aprovado pelo(a) moderador(a) responsável
pelo GD será disponibilizado no formato de texto para leitura dos outros
participantes no período do evento e a interação se dará por comentários –
perguntas dos leitores; respostas dos comunicadores (autores dos relatos); e os
mediadores irão provocar a interação, quando necessário. É uma estratégia
similar aos chamados fóruns de discussão.
Quem pode participar do Grupo de Diálogo:
Leitor(a): similar ao
"ouvinte" (verificar regras de participação em
"inscrição").
Comunicador(a): autor do relato de experiência (verificar regras de
participação em "inscrição").
Moderador(a): avaliador dos relatos de experiência submetidos ao
Congresso e responsável pela mediação do debate sobre os relatos.
Grupos de Diálogo:
DG 1: Educação Profissional e Tecnológica, Comunidades e Extensão Popular
Experiências de extensão de base freireana na educação profissional, na educação profissional do campo, nos cursos tecnológicos, licenciaturas, pós-graduação e na pedagogia da alternância. Extensão Popular e Investigação - Ação - Educativa. Processos formativos e comunicacionais com comunidades, organizações e grupos populares do campo e da cidade. A Extensão Popular como Princípio Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica. Extensão Popular e processos formativos em Educação Ambiental, Agroecologia, Economia Solidária e Educação do Campo.
Moderadora: Mônica da Silva Carmo (LaPPRuDes)
Moderadora: Profa. Ariana Reis Messias (NEA / IFBAIANO)
Moderadora: Gleice de Oliveira Miranda (GP MeIO / IFBAIANO)
E-mail para envio dos relatos: lapprudes.ifbaiano@gmail.com
Colocar no assunto do e-mail: GD1_Título_Autor principal
GD 2: Educação Profissional e Tecnológica, Agroecologia, Etnoconhecimentos e Territórios Camponeses
Experiências formativas com povos e comunidades tradicionais. Vivências, projetos e experimentações na construção dialógica do conhecimento agroecológico. Saberes populares, etnoconhecimentos e Agroecologia: caminhos para a construção de uma ciência popular. Trabalho, Cultura e Tecnologia no contexto da Agroecologia e dos Territórios Camponeses. Agroecologia, Povos Originários e Bem Viver. Agroecologia, Educação Profissional e Tecnológica e Reprodução Ampliada da Vida (dimensão econômico-produtiva, política, cultural etc.): experiências, práticas e vivências. Agroecologia, Soberania Alimentar e Projeto Popular de Campo. Defesa e conservação da memória e do patrimônio biocultural nos Territórios.
Moderadora: Profa. Carla Marques (IFBAIANO /LaPPRuDes);
Moderador: Prof. Gabriel Troilo (EFA Monte Santo / GP Xerófilas)
Moderador: Prof. Márcio Harrison (IFPI / GP Xerófilas)
E-mail para envio dos relatos: lapprudes.ifbaiano@gmail.com
Colocar no assunto do e-mail: GD2_Título_Autor principal
GD 3: Educação Profissional e Tecnológica, Trabalho Associado e Economia Solidária
O princípio educativo do trabalho associado. Territórios do trabalho na economia solidária: dimensão produtiva, política e pedagógica. Movimentos comunitários, economia solidária e cooperativismo solidário: territórios educativos e de resistência. Experiências de ensino, pesquisa e extensão no contexto da “economia do trabalho” (Coraggio, 2009). Processos educativos na experiência do trabalho feminino na economia solidária. Economia solidária, agricultura familiar e desenvolvimento local: processos de construção coletiva.
Moderadora: Profa. Ivna Herbênia (IFBAIANO /LaPPRuDes)
Moderadora: Profa. Geusa da Purificação Pereira (IFBAIANO)
Moderador: Prof. Márcio Rodrigo Caetano de Azevedo Lopes (IFBAIANO)
Moderadora: Profa. Tatiana Santos Borba (LaPPRuDes)
E-mail para envio dos relatos: lapprudes.ifbaiano@gmail.com
Colocar no assunto do e-mail: GD3_Título_Autor principal
GD 4: Educação Profissional e Pesquisa como Princípio Pedagógico
Inovação e práticas de investigação. Metodologias ativas em espaços de educação profissional. Pesquisa-ação e formação de redes de colaboração em espaços de educação profissional. Indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão em espaços de educação profissional. Pesquisa participante e protagonismos. Engajamentos propositivos pós-coloniais ou decoloniais e educação profissional. Etnometodologias e espaços de diálogo na educação profissional. Curricularização da pesquisa na educação profissional. Mundo do trabalho e pesquisa na educação profissional. Assimetrias curriculares entre pesquisa e demandas comunitárias. Processos inovadores e tecnológicos na educação profissional. Pesquisa em rede na educação profissional. Pesquisa e inovação tecnológica para o desenvolvimento social. A pesquisa básica na educação profissional.
Moderador: Prof. Davi Costa (IFBAIANO /LaPPRuDes / GP MeIO / JuRús);
Moderador: Prof. Erasto Viana (IFBAIANO /LaPPRuDes; GP Xerófilas)
E-mail para envio dos relatos: lapprudes.ifbaiano@gmail.com
Colocar no assunto do e-mail: GD4_Título_Autor principal
GD 5: Contribuições do Pensamento de Paulo Freire à Educação Profissional
Objetiva-se discutir sobre: os processos formativos de base freireana na educação profissional na área de ciências agrárias, meio ambiente, saúde e cooperativismo; experiências, práticas e vivências de processos educativos e pedagógicos de caráter libertador, problematizador e dialógico; a educação do trabalhador e para o trabalho na perspectiva da educação crítica e transformadora de Paulo Freire; A dialogicidade como processo de produção e sistematização de conhecimentos de forma articulada aos “saberes da experiência feito”; Pedagogia da Alternância e a metodologia da reflexão e ação: problematização, diálogo, prática social; a pesquisa como prática social, política e pedagógica na educação profissional e tecnológica; a educação problematizadora de matriz freireana na educação profissional e tecnológica e na formação política dos trabalhadores; mediações educativas e pedagógicas no trabalho associado e na agroecologia; círculos de cultura, saberes e conhecimentos: experiências pedagógicas e educativas na educação profissional intercultural; diálogos/dialogicidade, cultura, trabalho, saberes, práxis, ciência, tecnologia numa perspectiva intercultural e decolonial.
Moderador: Prof. Heron Souza (IFBAIANO /LaPPRuDes / GEPET)
Moderadora: Profa. Mônica Silva Carmo (LaPPRuDes)
Moderador: Prof. Jucimar Pereira dos Santos (SEC-Ba)
E-mail para envio dos relatos: lapprudes.ifbaiano@gmail.com
Colocar no assunto do e-mail: GD5_Título_Autor principal
GD 6: Educação Profissional no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos
Estudos os processos educacionais contidos na Educação Profissional em Nível Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Seus aportes pedagógicos: processo, métodos, material didático e laboratoriais, entre outros. Relação com o mercado de trabalho, como as relações de produção e as condições objetivas e subjetivas de reprodução social. Formação e qualificação da força de trabalho, e sua relação com as questões relevantes para a Educação e suas áreas afins. Abordagem sobre: as políticas públicas relacionadas ao trabalho e à educação; ciência e tecnologia; as possibilidades de desenvolvimento humano através do trabalho formal e informal, de inclusão social e de participação política; a reconfiguração dos sistemas de formação profissional, seus promotores, as instituições, as agências governamentais; os processos de transição escola-mundo de trabalho no Brasil.
Moderadora: Profa. Ágida Maria Cavalcante dos Santos (UFAM)
E-mail para envio dos relatos: lapprudes.ifbaiano@gmail.com
Colocar no assunto do e-mail: GD6_Título_Autor principal
GD7: Cultura, Tecnologia, Formação e Territórios: experiências com comunidades tradicionais e saberes étnico-raciais
O presente grupo de discussão está definido como
território de encontros, diálogo/conflito a partir de experiências e
insurgências de sujeitos e pedagogias que estejam na contramão do modelo
unitário de ciência. A experiência vivida pelas pessoas (Ubuntu) na
descolonização dos corpos e mentes a partir de vivências “desde dentro” desses
espaços é o que se pretende como início para a problematização e construção de
conhecimento nas discussões. Outros saberes, pluriversidade epistêmica,
cosmogonias e enfrentamentos e protagonismos vividos pelos sujeitos em sua
interseccionalidade de raça, classe, gênero, juventude, ruralidades e outras,
numa perspectiva ativa e dialógica na relação com seus territórios, de
presença/ausência sendo eles topológico ou imaginado, assumem a centralidade do
que adotamos como lugar de descolonização do conhecimento. As comunidades
tradicionais e os saberes étnico-raciais ancestrais em suas práticas, ciências,
tecnologias e ativismos serão bem vindos ao nosso campo de diálogo, tendo como
pano de fundo os processos culturais, civilizatórios, a formação e os saberes e
fazeres da experiência.
Moderador: Prof. Adelmo Xavier (IFBA)
Moderador: Prof. Luís Carlos Ferreira dos Santos (UEFS)
Moderadora: Ângela Ribeiro (Capoeirista, atriz e educadora)
E-mail para envio dos relatos: lapprudes.ifbaiano@gmail.com
Colocar no assunto do e-mail: GD7_Título_Autor principal